Carregando... Aguarde...

Newsletter


Quem somos

O projeto Comunidades em Rede reúne grupos de artesãos de três comunidades: Ponto Chic, em Nova Iguaçu, Cidade de Deus e Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro. Atualmente, 27 costureiros reaproveitam lona de malotes descartados, transformando-a em peças originais e diferenciadas: bolsas, acessórios e outros objetos, além de brindes corporativos.

A ideia de reaproveitar malotes descartados surgiu em 2009 nos Comitês de Cidadania de funcionários voluntários do Banco do Brasil - Geresperança, de Brasília, Elos e Carj, do Rio de Janeiro.

Com a parceria da Fundação Banco do Brasil, Instituto Cooperforte, Brasilcap e o apoio do Sebrae e Senai teve início o projeto de geração de renda para comunidades carentes, que contou com ações de treinamento e capacitação profissional dos participantes e a doação de equipamentos. Os malotes foram disponibilizados pelo Banco do Brasil.

Os três grupos trabalham dentro dos princípios da economia solidária e o trabalho realizado em forma de rede de comunidades permite que os grupos de produção troquem informações, compartilhem técnicas e se ajudem mutuamente. Aprendem e inovam conjuntamente, além de garantir escala de produção para atendimento aos clientes.

Partimos agora para mostrar nosso trabalho, participando de eventos de moda e feiras de produtos. Esse site é mais um importante espaço de comercialização, uma vitrine permanente para exposição de nossas peças originais e criativas.

Os Grupos

Revivendo Arte é o grupo da Cidade de Deus e atua com o apoio da Obra Social de apoio ao Menor a aos Idosos da Cidade de Deus (OSAMI).

Nós do Ponto Chic é o grupo do bairro Ponto Chic, em Nova Iguaçu, que conta com o apoio da Associação Comitê Ponto Chic (ACOPCHIC)

Recicaco é o grupo do Morro dos Macacos, apoiado pelo Centro Comunitário Lidia dos Santos (CEACA-VILA)